quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Pelo o direito a brincar e de ser criança!


Bom, tem um tempinho que deixei de ser criança, tipo um ano já! E nesse mês das crianças fiquei refletindo sobre ser criança, brincar e se divertir, isso tudo é tão bom e importante que é um direito!
Mas o que é mesmo ser criança?
Bem essa não é uma pergunta fácil de responder, até por que, cada um tem uma forma de ser criança.  Mas para mim tem algumas coisas comuns a essa fase da vida. Vamos lá: Para mim, ser criança é ter habilidades, limitações, e potencialidades. Nada desta “estória” de ser anjinho.  Ser criança é ter um quê de bondade, mas também de bagunça.   É um ser em crescimento, capaz de agir, interagir, descobrir e transformar o mundo.
Por isso acho que é bom ser criança,  ter a atenção de todos.
Da mamãe e papai o carinho,  Da família a proteção. É tão bom se divertir  E não ter que trabalhar. Só comer, crescer, correr, dormir e brincar.
Mas agente sabe que nem sempre é assim, muitas crianças acabam pulando essa fase de desenvolvimento.  E isso vai prejudicar muito sua vida tanto quando é criança quanto em outros momentos futuros da vida.
Por isso penso como é legal a criança ter momentos de lazer e brincadeiras.  Por que na brincadeira se aprende muito, desde as mais simples as mais tecnológicas, mas esse é um momento que  não pode  ser  tirado da criança.  E ai foi ver se tinha alguma lei, trato ou algo que  dissesse pra gente  o quanto esse momento é importante. Aí achei um artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, da que diz o seguinte:
“Toda criança tem o direito ao descanso e ao lazer, a participar de atividades de jogo e recreação apropriadas à sua idade e a participar livremente da vida cultural e das artes”.



Bem outra coisa que ache na internet foi um texto de um dos capítulos do Plano Nacional da Primeira Infância, produzido pela Rede Nacional de mesmo   que defende a importância do Direito de Brincar.  (clique para acessar)
Depois que li o texto, ficou muito mais evidente o quanto esse direito é importante para que  crianças cresçam e se desenvolvam com qualidade.  E, além disso, não é só os pequenos que aprende com os mais velhos, isso acontece ao contrario também. Veja esse vídeo abaixo onde os meninos e meninas fazem isso na prática: 


Beijos pessoal. Comentem, compartilhem com os amig@s
Até breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas