sábado, 7 de dezembro de 2013

Grupo Focal avalia a Campanha ANA

Novas  conexões,  reafirmação dos diretos infanto juvenil ,sugestão de temas, troca de afetos,  presentes   e melhoria das mídias veiculadas pela campanha ANA. Foi esse o tom do  encontro do grupo focal da campanha nos dias 29 e 30 de novembro e 1° dezembro em Fortaleza.  Com a presença de cerca de 25 adolescentes e jovens  representantes de redes nacionais e estaduais.

Com o objetivo de melhor cada vez  mais  a veiculação  informações sobre os direitos  de meninas e  meninos e de auto proteção   o grupo foi  convidado pela equipe do projeto para  fortalecer  e  difundir   as suas redes a proposta da Campanha.

Para Paolla  Menchetti, do núcleo  vira jovens de São Paulo essa foi uma grande  sacada de articulação  para o melhoramento da campanha.  Ela afirma que o encontro consegui alcançar o objetivo  e alertar paras as  mudanças:  É interessante pensar  novos  formatos e também   fazer com que a  campanha  chegue  mais próximo  as escolas.   No que depender de nós vamos  indicar a iniciativa aos outros  núcleos da rede Viração. Já a coordenadora do projeto e representante da rede  Ecpat Brasil  Lídia Rodrigues  “Esse momento foi   de  construir perspectivas  novas  para o  projeto e  aumentar  o dialogo com  outras redes  próximas que discutem os  Direitos Humanos no país cada  qual com suas especificidade e singularidade”. Afirmou a coordenadora.
Os participantes levantaram uma grande  preocupação com os extermínio dos adolescentes e jovens no  país como lembrou Andrezza Ribeiro  da Pastoral da Paraíba e  coordenadora juvenil  da  região  Nordeste no Comitê Nacional de Enfrentamento à  Violência sexual contra crianças  e adolescentes;  “É  preciso  ser pautado  a questão de extermínio  da  não só em relação as  mortes, essa também é uma grande preocupação, mas deve ser entendido de uma forma mais ampla como a dificuldade de  acesso  que  os jovens tem  pela  violência  nas comunidades, assim  como  o acesso a cidade”. Ponderou Andrezza
Já José Wilson da RENADE diz de outra grande preocupação  que é  a violação dos direitos sexuais de  meninas e meninos  que  estão em cumprimento medidas  socioeducativas.
Feito esses ponderamentos , o grupo partiu para eleger  temas  prioritários  como  Extermínio da juventude negra; O tráfico de pessoas;  A exploração sexual de crianças e adolescentes nos grandes empreendimentos; O protagonismo juvenil e a juventude negra e a multiculturalidade. Temas que serão amplamente abordados para o ano de 2014 nas atividades da campanha com o entendimento que são temas amplos,  mas que  tem uma  grande conexão  para  o próximo ano  que será de grandes eventos no país.
Ao final cada rede presente  pactuo   de  enviar informações sobre os temas  prioritário  e de se  conectar  por uma  copa sem violência !

Estiveram presentes a s seguintes redes e instituições:
Fórum Carajás,  Justiça Nos Trilhos Comissão pela Vida Santa Rosa dos Pretos - Itapecuru-Mirim – MA,  Coletivo Mulher Vida,  Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes,  Centro Brasileiro da Criança e do Adolescente/Casa de Passagem Ana Vasconcelos,  Cedeca Pé na Taba, Ciranda, Circo de Todo Mundo,   Viração Educomunicação SP,   RENAJOC-RJ CECIP - Centro de Criação da Imagem Popular,  RENADE, ECPAT Brasil,  Negras Ativas, Violes – UNB,  Associação de Moradores de Curral Velho,  Associação Comunitária da Praia do Canto Verde,  Associação Barraca da Amizade e Oficina de Imagens.




Se você também tiver  sugestão de temas e melhoramentos  para a campanha ANA deixei seu comentário aqui no blog.

Acesse aqui as fotos de alguns momentos do encontro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas