sexta-feira, 31 de julho de 2015

Que bullying que nada, isso tem nome: é racismo e é crime!


Nesse mês estamos de férias, mas na minha escola estava rolando altas atividades nesse período, que a galera chama de colônia de férias. E lá foi eu toda linda e poderosa para participar de uma atividade de xadrez, por que além de linda, negra e poderosa, sou inteligente pra p$%#@!

Foi então que eu escuto: - “Que neguinha é essa? Eu não vou jogar com ela não!” Fiquei passada e nem dei moral. Sentei elegantemente e joguei a deixa: - “Tais pensando o que meu amor que não sei jogar? Ou é o seu racismo que não te deixa admitir perder para uma mulher negra?”

Uuuuuuuuuuuu foi babado e confusão. A galera que estava próximo começou num fuzuê danado. Foi assim que fui recebida na colônia de férias na minha escola. Daí, você deve tá pensando: mas ela é negra, por que ficou ofendida? E eu respondo pra vocês que primeiro porque colocar no diminutivo era uma forma de tentar me diminuir devido a forma irônica que a palavra foi dita. Não tenho problema em ser chamada de negra, até porque, sou negra sim e com muito orgulho da minha raça e da minha cor, porém, não aceito ser chamada de negra em tom de discriminação.

Conclusão, paramos a atividades e fomos todos pra coordenação. Chegando lá, fomos discutir o que aconteceu e a coordenadora diante de tudo isso falou o seguinte:
- Gente não dar mais parta tratar isso como brincadeira ou briguinha de colegas, isso é racismo, e é crime, a partir de agora vamos tratar como se deve, todos iremos para a delegacia fazer um boletim de ocorrência, como se trata de uma adolescente vamos na Delegacia da Criança e do Adolescente, mas você que fez esse tipo de fala, irá responder por crime de racismo, para que isso não se repita mais aqui!
Só para vocês entenderem resumidamente, o racismo impede a prática de exercício de um direito que a pessoa tenha. A injúria racial se determina pela ofensa às pessoas por raça. Ambos podem acontecer de forma muito sutil, naturalizada ou imperceptível, mesmo assim, o que não podemos é deixar passar batido. Por isso que fomos parar na delegacia.

A lei que define crimes de racismo no Brasil já tem 26 anos e ganhou muito mais força quando foram criadas outras leis, o Estatuto da Igualdade Racial (2010) –, e a Lei de Cotas (2012), Essas ultimas são ações muito importantes de reparação de tudo que nosso povo negro deixou de ter historicamente.

Como também a lei 10639 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, E eu como não sou boba e nada, aproveitando o acontecido e sabendo dessa lei, pedi foi para fazer a exibição do filme Xadrez das cores na escola e fiz logo uma discussão com a galera. Aproveitei e disse logo que 13 de maio não é dia de negro, e que nossa data de afirmação de luta é 20 de novembro, que por sinal agora virou feriado nacional, uhuu!

Tá aí abaixo o vídeo e ele pode ser uma boa para você que quer falar sobre isso na escola. E que fique em negrito essa situação não é bullying é racismo, e racismo é crime!




Enfim, foi isso!! Mas a luta continua todos os dias, afinal foram mais de 1500 anos alimentando essa violência contra o povo negro!! Temos muito para desconstruir!
Beijos, Espero seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas