segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

O Dia Internacional dos Direitos Humanos !

Ontem (10/12) a Declaração universal dos direitos humanos completou 69 anos.  E infelizmente ainda não há muito o que comemorar. Mas você já se perguntou o por que precisamos desta declaração? A resposta é simples, mas   vou logo dizendo que é textão!

No início não havia direitos, você só estaria seguro se estivesse do “lado certo”, mas nem todo mundo podia estar do “lado certo”, foi então que para que todos tivessem as mesmas “oportunidades”, que foi criado a declaração universal dos direitos humanos.  

Em 539 a.C., os exércitos de Ciro, O Grande, o primeiro rei da antiga Pérsia, conquistaram a cidade da Babilónia. Mas foram as suas ações posteriores que marcaram um avanço muito importante para o Homem. Ele libertou os escravos, declarou que todas as pessoas tinham o direito de escolher a sua própria religião, e estabeleceu a igualdade racial. Estes e outros decretos foram registados num cilindro de argila na língua acádica com a escritura cuneiforme. Conhecido hoje como o Cilindro de Ciro, esses registo antigo foi agora reconhecido como a primeira carta dos direitos humanos do mundo.

Só que somente essa carta não foi o bastante...  Foi preciso de um acordo para que ninguém se sinta desrespeitado. Ou como vivemos em sociedade de forma coletiva, mas também individual, foi preciso estabelecer parâmetros que todos tenham acesso iguais.
Mas sabemos que alguns grupos sofrem mais que outros, como as pessoas negras, as LGBTIQ, as mulheres, as refugiadas, as crianças....
Segundo a declaração universal dos direitos humanos, “todos os seres humanos nascerem livres e iguais em dignidade e direitos”. Então por que os grupos citados (pessoas negras, as LGBTIQ, as mulheres, as refugiadas, as crianças) são tratado de forma desigual na sociedade?  
Ariscaríamos a responder que isso tem a ver com ....

                                               ***********PRIVILÉGIOS***********

Privilégio não é sobre pessoas ruins, mas é sobre todo um sistema que favorece certos grupos e prejudica outros. Estes sistemas, como o classismo, o sexíssimo, a supremacia branca e etc.  Tem apoio estrutural de leis, da mídia e de políticas que afetam nosso dia a dia. A maioria de nós não é ensinado sobre o quanto estes sistemas são uma parte influente no modo como o mundo funciona.

Descobrir que seu privilégio te dar uma vantagem, logo de cara, para conquistar estas coisas pode ser chocante, essa descoberta desafia tudo o que você achou ser a verdade. É por isso que, até certo ponto, faz sentido você não estar consciente do seu privilégio, e mesmo assim é difícil se acostumar com a ideia de tê-lo.

UM PEQUENO E GRANDE CONSELHO.... Abrace as realidades desconfortáveis do que realmente significa ser privilegiado. Essa é a empatia que pode ajudar a alimentar o fogo da mudança que, no final, beneficiará a todos nós. Faça isso com compaixão à você mesmo, com empatia por outros e você estará em um bom caminho para fazer o melhor impacto possível em sua própria vida e no mundo ao seu redor.

Aí é bem possível que para os próximos anos, a gente juntos podemos comemorar avanços na conquista dos Direitos Humanos!

Bem se você chegou até aqui, acho que rola de assistir esse vídeos que fala sobre A História dos Direitos Humanos. Da logo o play miga!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas