sábado, 20 de janeiro de 2018

6 dicas de conteúdos para planejar suas atividades em oficinas e na escola

Começo de ano é um momento de realização de planejamentos né verdade? Desde os planejamentos pessoais aos profissionais e em alguma medida sociais. Passada as euforias das festas e
comemorações de fim de ano, nós nos programamos para cumprir e realizar desejos de melhoria em nossas vidas.

Pois bem, o planejamento é um caminho interessante para não repetirmos coisas, gestos situações que foram uma verdadeira pedra no sapato. Claro que tem coisas que não dependem única e exclusivamente da gente, mas ainda assim é possível melhorar.

Você que atua na defesa dos direitos humanos, já pensou quais os caminhos e investimentos irá fazer no ano de 2018? Bom nós da campanha Ana também estamos nesse processo de pensar e planejar nossas pequenas revoluções diárias. E queríamos aqui aproveita para compartilhar com você alguns texto e metodologias que estamos pesquisando.

Você que atua como educadora (o) seja na educação em escolas públicas e/ou particulares, ou mesmo em atividade como oficinas em diversos espaços pode ajudar a reforçar os conteúdos sobre igualdade de gênero, combate ao racismo, Direitos Humanos, Direitos sexuais, enfretamento a LGBTfobia e prevenção a violência sexual contra meninas e meninos.

Nossa listinha tem bastante coisas, mas vamos um passo de cada vez, neste post vamos compartilhar 6! Vale lembrar que cada um desse matérias são complementares e de iniciativas diversas.

Vamos a lista:

#1 A primeira é o movimento escola sem machismo impulsionado pela iniciativa O Valente não é Violento elaborou 6 planos de aulas sobre gênero e a sua relação com esporte, mídia e fim da violência, de estereótipos e desigualdades. Ai em baixo tem cada um deles separados, aproveita para baixar e fazer parte do movimento #EscolaSemMachismo Essa é uma atividade pensada pelo Organização ONu Mulheres.

1. Sexo, gênero e poder: goo.gl/ZJ1pzA

2. Violência e suas interfaces: https://goo.gl/wZLGIX

3. Estereótipos de gênero e esportes: https://goo.gl/R6AzgF

4. Estereótipos de gênero, raça/etnia e mídia: https://goo.gl/7SZNyE

5. Estereótipos de gênero, carreiras e profissões: diferenças e desigualdades: https://goo.gl/MEEOLO

6. Vulnerabilidades e prevenção: https://goo.gl/AH9JgT

#2 Também na linha das discussões de gênero e sexualidade tem as cartilhas ANA conexão e o Caderno pedagógico feito por nós. Nesse dois materiais você vai encontrar conteúdos relacionados aos Direitos sexuais da pessoa humana, direitos humanos, web ativismo e combate e prevenção a violência sexual contra crianças e adolescentes.

1. Caderno Pedagógico: Formação em Webativismo e enfrentamento às Violências Sexuais Download 

2. Cartilha: Conexão ANA Guia de Autoproteção de Crianças e Adolescentes: Download

#3 Que tal discutir as questões raciais antes de novembro? É que muitxs educadores só fazem essa discussão no mês da consciência negra. Se você não é um(a) desse(a), desconsidere a alfinetada! Então nossa terceira dica fica por conta do projeto da Unesco apresenta as mulheres africanas ou mulheres de ascendência africana. A sacada é conhecer a história do continente a partir da luta das mulheres de lá. Genial ne? Nós também achamos. A primeira historia que tivemos acesso em português e em quadrinhos (amo!) é da Rainha Njinga. Figura da resistência africana contra o colonialismo, a Rainha Njinga marcou a história de Angola do século XVII. Também tem o site que do projeto que vale dar uma navegada. Tá em inglês mas se você não domina o idioma, sem problemas, é só ir na barra de endereço no (canto superior direito) e pedir para traduzir!

1. Historia da Njinga a Mbande, Rainha do Ndongo e do Matamba: Download

2. Site do Projeto: https://en.unesco.org/womeninafrica/


#4 Essa dica vem do Programa Jovens Urbanos é o livro da sistematização da metodologias do Programa em diálogo com as políticas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, o livro oferece algumas trilhas de saberes e práticas para a educação integral de jovens, delineando a primeira parte de um itinerário para uma escola transformadora. Tá tudinho no site. Se não tiver tempo hábil para ler todo o conteúdo do livro, no site também tem alguns fragmentos desse livro itinerário. Lá você pode acessar e baixar materiais com sugestões de atividades para o trabalho direto com os jovens de sua escola. Mas é importante ler tudo hem!

Também você vai encontrar uma série de vídeos que aborda, de maneira direta e criativa, algumas concepções e práticas de educação integral.

Site do Programa com os materiais: https://educacaoeparticipacao.org.br/tematica/itinerarios-para-juventudes-e-educacao-integral/



#5 Em Maio em virtude do Dia Nacional de enfretamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, nós da campanha ANA selecionamos uma gama de conteúdos para realizar refletir e desenvolver atividades. Seja elas com qualquer faixa etária, é preciso muito cuidado na condução.

1. Conteúdos de apoio: Download

2. Sugestões de atividades: Download


#6 Feito as várias mãos, o Caderno temático n° 3 “Direitos Sexuais São Direitos Humanos” Coletânea de Textos – Tem como autores membros das redes do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Rede Ecpat Brasil. É um excelente guia no debate e reflexão sobre o tema. Mais do que um registro de ideias, o Caderno se constitui em símbolo da permanente repactuação social para a garantia do direito humano de crianças e adolescentes exercerem sua sexualidade, no contexto da sua condição de pessoa em desenvolvimento.

Caderno temático n° 3 “Direitos Sexuais São Direitos Humanos Download

Curtiu  as dicas de conteúdos,  marca   ai  em baixo na postagem   o que você achou e compartilhe com  os colegas educadores!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas