terça-feira, 1 de maio de 2018

1° de Maio é feriado... E também dia de luta!


Tá curtido o feriadão com a gurizada... Que tal contar para elas e eles   a história do dia do trabalho?

Sabemos que na maioria das veze que uma data é celebrada, ou se cria uma lei para um dia especifico, infelizmente a representatividade do dia acaba sendo um lembrete de alguma violação de direito que ocorreu naquele momento como no exemplo do 8 de março, 18 de maio.  25 de julho, 20 de novembro e por ai vai... Para o dia 1° de Maio também não foi diferente.  

1 de maio é o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, na França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial. 

Foram os factos históricos que transformaram o 1 de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. Neste decreto, Arthur Bernardes estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.
Porém, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data vem sendo deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de "Dia do Trabalhador".  

Mas é importante que as novas gerações repesem a perspectiva desta data, pois infelizmente, ainda existem situações desumanas de trabalhos e condições que não favorece as trabalhadoras e trabalhadores. Atualmente, os brasileiros têm pouco a comemorar no Dia do Trabalho. A recuperação da economia está ocorrendo a passos mais lentos do que o esperado, e o número de desempregados aumentou em março, conforme dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE). Passou de 12,3 milhões, no último trimestre de 2017, para 13,7 milhões, nos primeiros três meses deste ano.

É preciso repensar várias situações no mundo do trabalho como a oportunidades iguais a homens e mulheres em cargos e salários, pessoas negras ainda são as que menos tem oportunidade a cargos altos nas empresa, as pessoas LGBTI+ o que menos tem acesso a vagas e trabalho formal são as travestis e transexuais dentro muitas outras questões.
Educadores, e familiares tem a missão ajudar meninas e meninos a represar essa lógica onde os valores do trabalho e o salário recebido pelo trabalhador gera uma desigualdade.  Seja ela econômica ou social. Daí a importância também de trabalhadoras e trabalhadores lutar pelo direito das crianças e adolescentes serem comprometidos com essa proteção, inclusive no mundo do trabalho protegido de adolescentes.
Pensando nisso, queremos compartilhar como vocês uma sugestão de livro “O Capital para crianças” da editora boitatá.  O livro explica de forma acessível e divertida a obra mais importante do filósofo alemão e suas contribuições para a história, para a política e para a sociedade. https://www.boitempoeditorial.com.br/produto/o-capital-para-criancas-768

 O 1º de Maio tem essa função. Mostrar que ninguém, nenhuma força política, pode nos impedir de lutar e gritar por nosso futuro, por nossa dignidade. É um direito fundamental, que temos obrigação de exercer, como uma homenagem a nossos pais, avós e bisavós que se sacrificaram para construir o país de hoje, como um esforço essencial para deixar um país melhor para nossos filhos e netos.

Abaixo Fatos relacionado a Data listamos alguns fatos


Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
Em 1º de maio de 1994 -  Surgiu a proposta do Grito surgiu no Brasil, sendo realizado no ano seguinte com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano.


Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador?


Nos últimos anos a expressão "Dia do Trabalhador" ou "Dia dos Trabalhadores" passou a ser muito utilizada em referência à data comemorativa do dia 1º de Maio. Muitas pessoas consideram ser mais adequada esta segunda opção, pois faz referência ao trabalhador (merecedor da comemoração). Para estas pessoas, chamar a data de "Dia do Trabalho" não é o mais adequado, pois enfatiza o trabalho (ato de criar e produzir bens e serviços em troca de uma remuneração). Porém, no Brasil atual, as duas opções ainda são muito usadas.

Muito antes de ser considerado o Dia do Trabalhador, 1 de maio foi dia de outros factos históricos no Brasil e no mundo.


1500: Pedro Álvares Cabral tomou posse da Ilha de Vera Cruz (atual Brasil), em nome do Rei de Portugal;
1707: passou a vigorar o Tratado de União, que transformou os reinos da Inglaterra e da Escócia em Reino Unido;
1786: a ópera ‘As Bodas de Fígaro’, de Mozart, estreou em Viena, Áustria;
1834: foi abolida a escravatura nas colónias inglesas;
1865 - É criada a Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai para enfrentar o Paraguai, regido pelo marechal Francisco Solano López.

1960: iniciou-se uma crise diplomática entre antiga União Soviética e os EUA, com o abate do U2, um avião espião norte-americano, pilotado por Francis Gary Powers;
1994: o automobilismo sofre uma grande perda com a morte do brasileiro Ayrton Senna, no Grande Prémio de San Marino;
2001 - O presidente norte-americano, George W. Bush, anuncia a construção do escudo antimíssel de largo alcance (NMD), que violaria o Tratado de Mísseis Antibalísticos (ABM) firmado com a URSS em 1972. 
2004: a União Europeia cresceu, com a entrada de mais 10 países: República Checa, Hungria, Chipre, Eslováquia, Polónia, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia e Malta.
2011: beatificação do Papa João Paulo II, exatamente no mesmo dia em que Barack Obama disse “We got him”, referindo-se à captura e morte do terrorista Osama Bin Laden, numa operação norte-americana realizada no Paquistão.
No Japão, o 1° de maio é comemorado dia 23 de novembro, desde 1948. É chamado de Kinrou Kansha no Hi, que traduzindo seria “Dia da Ação de Graças ao Trabalho“.
O 1 de maio é também o dia de nascimento do escritor francês Jean de Joinville (1225), do poeta russo Aleksey Khomyakov (1804), e do quarto Presidente da República Portuguesa, Sidónio Pais (1872).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas